Meio Ambiente
A HAGAPLAN tem um cuidado especial com o meio ambiente. Por essa razão, sua equipe técnica conta também com engenheiros ambientais e químicos, além de consultores externos em arqueologia e biologia, plenamente qualificados, o que permite à empresa oferecer soluções sustentáveis e inovadoras em seus planos, estudos, projetos, gerenciamentos, fiscalização e serviços para:
-
Estudos de viabilidade ambiental de empreendimentos
-
Caracterização ambiental
-
Estudos ambientais – EIA-RIMA, RAP, EAS e PBA
-
Documentação e acompanhamento de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
-
Documentação e acompanhamento de licenças específicas para: estudos ambientais para supressão vegetal, outorgas de recursos hídricos, outorgas para mineração, licenças para canteiros de obras, atividades industriais de obras, bota-fora e faixas de servidão
-
Programas Ambientais de Monitoramento e Manutenção: estudos de análise de risco, programas de gerenciamento de risco e plano de ação de emergência
-
Mapas temáticos para estudos ambientais, com bancos de dados geográficos
-
Suporte para análise espacial de fenômenos
-
Interrelacionamento com órgão ambientais

Consórcio ETEL-HAGAPLAN
A HAGAPLAN realizou o monitoramento e acompanhamento ambiental das obras do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas.
Gestão Ambiental de Empreendimentos
A HAGAPLAN atua ainda em programas de Gestão Ambiental de Empreendimentos, durante a obra e na operação, oferecendo:
-
Planejamento e Controle
-
Processos de Licenciamento Ambiental
-
Transposição de dados para o SIG – Sistema de Informação Geográfica
-
Acompanhamento dos impactos
-
Gerenciamento de Passivos Geotécnicos
-
Gerenciamento de Passivos Ambientais
-
Estudos arqueológicos para diagnóstico, preservação e manejo de sítios
-
Projetos de Educação Ambiental

Acervo Consórcio HAGAPLAN – JNS
No âmbito do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga, a HAGAPLAN atuou em licenciamentos ambientais para implementação das obras de infraestrutura urbana e urbanização.